“É bastante comum jovens nos procurando com dores”

Manuela Andrade

Manuela Andrade

A atriz Isis Valverde, frequentemente publica em seu Instagram vídeos praticando pilates e recebe muitos elogios de seus seguidores. Madonna, também já revelou em entrevistas ser adepta da prática. É erro pensar que pilates só alcança celebridades.

Pessoas comuns, com idades variadas, procuram o exercício com objetivos específicos e aprendem desde cedo que disciplina é o maior aliado para bons resultados. Aqui em Salvador, uma das pessoas que tem capacidade de quebrar mitos, esclarecer o que significa e os benefícios dessa prática é Manuela Andrade, formada em fisioterapia e focada em fortalecer o pilates e continuar tornando abrangível a todos.

1- Fale um pouco da sua formação e se teve dúvidas em qual carreira seguir

Me formei em Fisioterapia há 3 anos, pela Escola Bahiana. Desde o inicio da Graduação eu tinha uma certeza: que não queria seguir a área Hospitalar; tinha mais afinidade com a Clínica mesmo, e durante a faculdade tive certas vivências práticas e teóricas com o Método Pilates, e acabei me interessando.

 2- Defina: O que é pilates?

 O Método Pilates consiste em trabalhar diversos grupos musculares num mesmo exercício, sendo ele para flexibilidade ou força, tendo como base os Princípios do Método, como: Contrologia, Respiração, Fluidez, Controle, Força, Power House, Precisão.

 3- Vamos esclarecer algumas questões: Pilates emagrece? É algo ainda inacessível para maior parte das pessoas?

 Não, o Pilates não emagrece!!! Bom, o Pilates diferente de Academia (por muitos compararem) tem um custo maior, pelo fato de ser um trabalho mais personalizado, somente 4 alunos por hora; para que se possa dar uma assistência maior ao aluno, fazendo as correções posturais e passando exercícios específicos de acordo com o objetivo e a necessidade do mesmo. Mas que hoje em dia já podemos encontrar Studios de Pilates em diversos lugares, com diversos preços, aumentando assim a acessibilidade para todos!

 4- Existem milhares de editoras espalhadas em vários países que publicam revistas especializadas na modalidade,algumas até lançam DVD com os principais exercícios. Essas revistas tem a credibilidade? Quais os riscos que um indivíduo pode correr se praticar em sua casa exercícios que estão no DVD dessas publicações?

 Não posso generalizar todas as revistas, mas as que tenho acesso tem credibilidade! Eu, particularmente, não aconselho que esses exercícios sejam realizados em casa, sobretudo se a pessoa nunca teve contato com o Pilates.

É muito comum na nossa rotina os alunos chegarem com uma queixa álgica (dor) e muitas vezes eles acharem que o ‘problema’ é somente naquele local, e acabam fazendo exercícios⁄movimentos contraindicados, pois a origem da dor está num outro local.

 A execução de um movimento errado pode trazer diversas complicações, como: acentuação do quadro álgico; e a compensação numa outra região do corpo, e recrutar (ativar) musculatura errada podem levar a surgimento de novas dores.

 5- Aqui em Salvador, exatamente no bairro da Pituba, existe o chamado Mahamudra, uma nova modalidade que é uma mistura de ioga, crossfit, artes marciais e até pilates. O que acha do pilates ser acompanhado de outras atividades e ter novos adeptos?

 Então, eu não conheço o Mahamudra para falar a respeito dele, mas Pilates é Pilates!

 6- Quais planos profissionais para 2015 ?

Sempre aprimorar, atualizar meus conhecimentos! Os alunos adoram novidades, com isso temos que correr atrás! (risos).

 7- Um jovem que começa a praticar o pilates e mantém por muitos anos, com sessenta anos de idade, quais reflexões ele pode observar no corpo em relação aos idosos sedentários tão comuns em sua idade?

 Nossa! Diversos são os benefícios que esse idoso Pilateiro terá! É fisiológico do ser humano certas mudanças no Sistema Musculoesquelético, portanto é importante que há a prevenção de dores⁄patologias que são comuns aparecer numa idade mais avançada. O idoso que pratica Pilates tem um condicionamento melhor, musculatura estática e dinâmica mais resistentes, resultando numa qualidade de vida melhor.

Não é da pergunta, mas vale ressaltar, que está bastante comum jovens nos procurando com queixas álgicas (dores), então a prevenção não vale somente para os idosos, e sim para todos!!rs

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s