“A ideia não é que ninguém vire musa ou muso fitness”

Quem não faz parte da chamada Geração Saúde, trate de pensar com carinho na proposta de largar guloseimas, frituras, refrigerantes e tudo que já estamos cansados em saber que não tem bom retorno para saúde. A jornalista, blogueira, apresentadora do seu Canal no You Tube, tem muito a dizer sobre novas mudanças na alimentação. Com vocês, Tatiane Sacramento, sem rótulos, apenas com desejo de alertar para novas percepções da mente e do corpo.

1-Como convencer uma pessoa que durante anos teve uma vida sedentária, sem nenhum tipo de cuidado com corpo, que chegou o momento de rever isso?

Tatiane Cada um tem uma percepção e uma sensibilidade diferente sobre o assunto. Em geral, as pessoas possuem o pensamento mágico de que ela não será atingida pelos problemas resultantes da vida sedentária e da má alimentação, ou seja diabete, câncer, hipertensão, etc. Entretanto a realidade vem batido a nossa porta. Antes, a mamografia, por exemplo, era indicada para mulheres acima de 40 anos.

Especialistas já estão discutindo a mudança na orientação, já que há uma estatística que comprova o aparecimento da doença em mulheres que possuem uma faixa etária bem menor que essa e muitos outros estudos de instituições consagradas já apontam para a má alimentação e o sedentarismo como uma das primeiras e principais causas de mortandade no mundo. São 400 mil mortes por ano, imagina que assombroso.

Então conscientizar as pessoas, tocar nessa ferida é um caminho, um alerta e pode fazê-las repensar seu passado, seu presente e principalmente o seu futuro. Para além da saúde, que é o mais importante, todo mundo que ter a pele boa, o cabelo bonito e forte, um corpo torneado, e uma boa alimentação e atividades físicas são excelentes ferramentas para isso. Quando elas se convencem dos benefícios globais que a mudança de hábitos pode proporcionar, o processo de “convencimento”, que na verdade chamo de consciência, acontece, se realiza.

2- Quando teve a percepção que precisava mudar seus hábitos alimentares? Ou esse estilo de vida começou muito cedo na sua vida?

TatianeEu faço atividades regulares há, mais ou menos, 12 anos, mas há quase quatro mudei completamente meus hábitos alimentares. Tive um pequeno nódulo no seio que me alertou, mas foi somente um susto. Graças a Deus era algo “normal”, mas me interessei em ler mais sobre o aparecimento de cânceres e comprovei que a alimentação e a atividade física eram o caminho, a prevenção. Hoje entendo que uma coisa está completamente, intrinsecamente ligada a outra. Quando decidi coabitar as duas, ou seja, praticar os dois hábitos juntos comecei a ver de fato os resultados. Outro dia encontrei uma amiga que me disse, “você está mais bonita do que nunca”. Respondi, é o amor”. Amor próprio entende?! Cuidar mais de mim, principalmente começando por dentro, tem me trazido benesses incríveis, fora.

3- Sucos Detox é a nova sensação do momento. Acredita que são realmente eficazes? Qualquer pessoa pode consumir independente se fazem exercício ou não?

Tatiane  Não sou nutricionista, mas conheço e converso com muitos, até para escrever os posts do meu blog. E sim, eles são eficientes e a principio não trazem nenhum malefício a saúde. Óbvio que se você tiver problemas gástricos, por exemplo, precisa tomar cuidado com o que vai colocar no suco. Os mentolados e os cítricos não são indicados, de acordo com especialistas, nesses casos. Precisa pesquisar e ver qual o melhor. Importante saber que como quase todas as dietas pontuais, quando você as finaliza, tudo volta como antes: peso, indisposição, etc. Ou seja, eles sozinhos têm efeitos minimizados se não conjugados com uma alimentação equilibrada e atividades físicas. Então o ideal é uma mudança realo de hábitos, e uma atitude mais global para conquistar benefícios também globais e para o resto da vida.

4- Qual o diferencial do seu blog e no seu canal na internet em relação aos outros com mesma temática?

Tatiane Primeiro ponto visível é o fato de ser negra. Existem poucas inspirações negras nesta área, pelo menos não conheci nenhuma até agora. Gostaria muito de conhecer. No exterior acompanho algumas, mas aqui ainda não vi. Segundo sou uma pessoa normal, falando para pessoas normais. A ideia não é que ninguém vire musa ou muso fitness, a ideia é pensar na saúde em primeiro lugar e a estética vir como consequência. Essas pessoas são atletas e muitas vezes têm um dinâmica diferente da nossa. Não tenho intenção de virar atleta, embora tenha sido paquerada para isso, e nem musa fitness, quero apenas falar com as pessoas e dizer que elas precisam se amar, cuidar mais da sua saúde de forma integral e que não é tão difícil como se pensa.

Dieta não precisa ser restritiva, se você não tem nenhuma intolerância alimentar, ela pode ser saudável e gostosa. A ideia é desmitificar o pré-conceito de que alimentação saudável é sem graça e coisa de gente obesa e que não pode comer nada. As pessoas só precisam reeducar o paladar. Mostro no meu Canal e no Blog diversas receitas como bolo de prestígio, crepes, pizzas feitas de uma forma mais criativa e com ingredientes funcionais, ou seja, aqueles que ajudam o organismo a trabalhar em harmonia e trazem diversos benefícios para a saúde e o corpo. E tudo isso conjugado com atividades físicas, sejam elas dentro ou fora de uma academia fará colher frutos saborosos o resto da vida.

É melhor cuidar da saúde agora, do que ter dores de cabeça me muitos casos mais traumáticas e irreversíveis. E ultimo item é que mostro que sou uma mulher normal, vaidosa, que ama acessórios, maquiagens, moda, enfim… que também tenho minhas vaidades como elas, mas que procuro cuidar da beleza principalmente de dentro e depois, de fora.

ATENÇÃO: GOSTOU DAS DICAS DA TATIANE SACRAMENTO? CONFIRA SEU BLOG http://efit.blog.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s