“Também tenho minhas incertezas e fragilidades”

 O Cjmartim dessa semana recebe o arquiteto André Carício. Seu nome é sinônimo de prestigio, sofisticação e modernidade. Um profissional que empresta sua sensibilidade e inteligência para transformar sonhos em realidade e alegrar diversos ambientes com sua percepção de espaço e do que existe de mais interessante atualmente. Abre-se a porta, estenda o tapete e receba esse príncipe da arquitetura: André Carício.

André Carício. O "Príncipe" da Arquitetura. Foto : Acervo Pessoal

André Carício. O “Príncipe” da Arquitetura. (Foto: Acervo Pessoal)

Cjmartim: Quando teve a percepção que iria enveredar para o ramo da arquitetura?

André Carício   Engraçado … eu sempre gostei muito de desenhar, desde os 6 anos de idade, adorava desenhos e pinturas. Aos 11 anos já pedia para meus pais comprarem revistas de arquitetura e decoração nas bancas, lembro-me que existiam poucas opções no mercado (risos). Eu me deliciava com os projetos e já me imaginava um dia também projetando algo,  nessa época já tinha a certeza de que queria ser arquiteto.

Cjmartim: Como essa crise econômica, sem sinais de melhora em curto prazo tem afetado o seu trabalho direta e indiretamente?

André Carício  Não vejo essa “crise” como uma ameaça ao andamento do nosso trabalho, pois desde que me dei por gente todo mundo sempre falou em um País com dificuldades financeiras. Acredito que, o que estamos passando é um momento bem diferente que estávamos vivendo há uns oito anos, em que a economia estava mais estabilizada.

Cjmartim: A “memória afetiva” das pessoas é resgatada em alguns setores do mercado atualmente. Essa “onda retrô” se aplica no mercado da arquitetura? É um ramo que visita o passado?

André Carício Acredito que tudo que faz nos transportar para nossa infância, nos deixa com o espírito mais confortável e aconchegante. Essa “onda retrô”, acredito que tem a ver um pouco com isso, mas o interessante mesmo, não é seguir regras, e sim o que se gosta de ter em casa como história de vida. Uma casa,  também pode ser de bom gosto e atual, sem perder as referências do passado. Gosto do que é atual, mas uma casa tem que ter a personalidade do morador.

Cjmartim: Essa visibilidade que conquistou com seu trabalho, prejudica sua vida pessoal? Como mantêm em equilíbrio suas emoções e agruras na vida?

André Carício Sou muito tranquilo com relação a isso, sou humano igual a todo mundo, tenho meus defeitos, minhas falhas, minhas incertezas e fragilidades também. Mas procuro equilíbrio em um ser maior; o meu Deus e na minha família. Não me acho diferente de ninguém, tem espaço pra todo mundo. Eu procuro sempre me atualizar a cada momento, a cada segundo, sou um arquiteto inquieto… não consigo ficar na mesma coisa sem buscar outras ideias  novas. Procuro ser um crítico de mim mesmo. 

Cjmartim: Quais projetos em andamento e outros que pretende colocar em prática no segundo semestre?

André Carício – Os projetos de arquitetura, decoração e arquitetura comercial, além das mostras de decoração, como por exemplo: A Casa Cor Pernambuco 2015, que será em setembro, onde irei fazer o LIVING.

Cjmartim : Em que proporção sorte ou acaso se faz presente em uma vida profissional como esta?

André Carício – Nunca desistir… eu acredito na perseverança! Não acredito em sorte, se você não levantar cedo todos os dias e correr atrás das suas metas, será impossível no final desse dia ter a sensação de dever cumprido. Claro, correr  atrás das metas sem passar por cima de ninguém, acredito que dessa forma limpa, o gostinho da vitória é bem melhor.

Não deixem de seguir o Blog Cjmartim no Instagram : @cjmartim. Toda semana com uma nova entrevista com conteúdo para você!

 
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s