“O país vive uma crise sem precedentes”

Tiago Correia, presidente da Limpurb, sempre soube utilizar seu dom da comunicação para orientar, questionar e alegrar as pessoas que mais precisam, que sofrem muitas vezes com o descaso das autoridades. Nessa entrevista exclusiva, Tiago estende a mão para o povo, que sempre tratou como os verdadeiros protagonistas da cidade. Vamos conferir a entrevista?

Talento, carisma e pulso para lidar com problemas. Foto: Assessoria

Talento, carisma e pulso para lidar com problemas da cidade.
Foto: Assessoria

Cjmartim: Ainda é uma prática comum em ônibus, alguns passageiros jogarem lixo nas ruas. Como educar uma população que não tem percepção do que aquele lixo pode provocar?

Tiago Correia: Infelizmente, essa ainda é uma prática diária de uma parte da população de nossa cidade. Todos os dias os jornais noticiam deslizamentos de encostas, enchentes, assoreamento de mananciais, estragos na paisagem entre outros problemas que tem em comum a mesma causa, na maior parte dos casos, o lixo. Quando uma pessoa joga um papel de bala na rua pode não imaginar tudo o que esse pequeno resíduo pode ajudar a causar. Não jogar lixo no chão é uma questão de respeito e educação. Temos que respeitar o nosso ambiente, que é tudo o que nos rodeia e respeitar as outras pessoas também.

Cjmartim: Pode-se afirmar que chegou no cargo que almejava? Qual o tamanho do seu ego e no que acredita que seu potencial vai poder levar você?

Tiago CorreiaEntrei na política com o único e exclusivo objetivo de melhorar a vida das pessoas, de oferecer um futuro melhor, e é isso que busco, incansavelmente seja no legislativo ou no executivo.Acredito que se estiver trilhando meu caminho em prol da população continuarei trabalhando pela construção de uma cidade cada vez melhor e mais humana.

Cjmartim: Acompanhei algumas entrevistas suas e passa uma imagem de uma pessoa firme nos seus propósitos. Quem entra na área da política e não se impõem, anda fadado a ser engolido por ela?

Tiago CorreiaA política vive hoje, no Brasil, um momento de crise sem precedentes. Jamais o seu descrédito foi tão visível. Nunca o seu desprestígio foi tão evidente. Por isso mesmo, parecem cada vez mais oportunas algumas clássicas ponderações. Recentemente o partido ao qual faço parte (PTN) saiu da base do prefeito ACM Neto e foi se aliar ao governo de Rui Costa. Minha ideologia política não me fez acompanhar o raciocínio do partido e, então, tomei a atitude de permanecer na base do prefeito. Essa foi minha posição, não poderia sair da plataforma política que acredito. Acho que o caminho deve ser sempre esse.

Cjmartim: Acredita que as escolas quando tratam de assuntos ligados a cidadania, o cuidado que devemos ter com patrimônios históricos, com a limpeza nas calçadas, é sempre em um tom infantilizado? Algo meio angelical e por isso que muitas pessoas torcem o nariz para assuntos voltados para ecologia e cidadania em geral?

Tiago Correia: O que temos feito para mudar o mundo? O que faz você, a sua escola, a sua comunidade religiosa, o seu movimento social, a sua empresa? Queixar-se é fácil e reclamar não é difícil. O desafio é agir, organizar, conscientizar, transformar. O tom dos educadores com as crianças tem que ser o mais fácil, eles estão em período de aprendizagem. Acredito que as pessoas que torcem o nariz para as questões de ecologia, cidadania, metas do milênio é que estão fora do padrão, descontextualizadas.

Cjmartim: Como consegue administrar sua rotina? Como equilibrar vida pessoal e profissional em um mundo que exige muitas vezes que se abra mão de prazeres pessoais, em detrimento do ofício?

Tiago CorreiaÉ uma luta. Recebo muitas mensagens, ligações e notificações todos os dias nas minhas redes sociais e, infelizmente, não consigo acompanhar ou responder todas elas com a rapidez ou importância que cada uma merece. Eu mesmo, pessoalmente, gosto de acompanhar tudo que acontece. A família em casa me compreende, meus amigos também. Todos sabem que um dos meus prazeres pessoais é o meu trabalho, são as visitas diárias às comunidades, o meu relacionamento com as pessoas. Nem sempre dou conta de tudo, mas faço o que posso para atingir os resultados.

Prefeito ACM Neto e Tiago Correia. Uma nova forma de governar. Foto: Assessoria

Prefeito ACM Neto e Tiago Correia. Uma nova forma de governar.
Foto: Assessoria

Cjmartim: O país vive um crise sem precedentes. O engraçado é que bem antes dos preparativos da copa, tínhamos uma intuição que no final tudo não daria certo no país. Essa crise ela ta ganhando uma lente de aumento da imprensa em geral ou de fato a situação é preocupante?

Tiago CorreiaAcredito que todos nós brasileiros, estamos preocupados porque a crise é muito grande e ninguém viu ainda uma luz no fim do túnel. Então, esse é um momento de muita preocupação, principalmente para nós baianos que precisamos de uma atenção especial do Governo Federal. Mas eu consigo enxergar também um fator positivo, acho que a crise nos deixou mais exigentes.Hoje vivemos um momento em que os brasileiros cobram mais, exigem mais transparência, quem punir aqueles que desviam dinheiro público. A situação é preocupante e é preciso ter responsabilidade nesse momento, maturidade, união do povo e das instituições, para que não possamos prejudicar nem o País, nem os brasileiros.

Cjmartim: Sei que ainda é cedo, mas a preparação do Carnaval 2016 já anda com um plano estratégico no quesito da limpeza, para manter os acertos do carnaval desse ano e corrigir os possíveis erros?

Tiago CorreiaO Carnaval já vem sendo montado desde a quarta-feira de cinzas. Fazemos um balanço dos anos anteriores e tentamos nos aprimorar para o próximo ano. Estamos também sempre realizando eventos como o São João da Bahia, festas de largo, desfiles de 2 de julho e 7 de setembro, os festejos das festas de final de ano o que acabam servindo como parâmetro para a grande folia da nossa cidade.

Cjmartim: Qual o seu diferencial na atual gestão da Limpurb? O que manteve ou descartou na época que Kátia Alves comandava?

Tiago CorreiaA Limpurb é um serviço extremamente delicado do município, pois impacta na vida de todos os cidadãos. Foi um desafio deixar o conforto da Câmara Municipal, que eu já estava acostumado ao trabalho legislativo, para enfrentar uma nova experiência em um cargo no executivo. Kátia fez uma boa gestão, pois a cidade apresentava problemas e eu venho dando continuidade ao trabalho com minhas apostas e lutando diariamente para deixar Salvador uma cidade mais limpa.

Cjmartim: Consegue fazer um comparativo da situação da limpeza na cidade nos governos de Lídice, Imbassahy, João Henrique e do atual prefeito ACM Neto? Algo das gestões passadas foi ou anda sendo aproveitado?

Tiago CorreiaSão momentos distintos em condições distintas, difícil de comparar.

Cjmartim: Deixe uma mensagem aos leitores do Blog Cjmartim da importância de conservar a cidade limpa e na sua vida pessoal, como passa orientações para parentes e amigos da importância de um lugar que transmita um bom aspecto?

Tiago CorreiaLidar com lixo é como enxugar gelo. Recebo reclamações diariamente, tem alguns amigos que ficam chateados, mas estou lutando por uma cidade mais limpa e isso só vai acontecer quando nós, cidadãos, entendermos que a nossa rua é uma extensão da nossa casa. E que se não houver respeito aos horários de coleta e aos locais de descarte, a nossa casa (rua) ficará suja. Essa é a minha orientação para minha cidade. Esse é um trabalho de todos, do poder público, das organizações não governamentais e principalmente de você cidadão, que merece uma cidade limpa.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s