“A novela Os Dez Mandamentos tem muita qualidade artística e técnica”

A atriz Larissa Maciel ficou conhecida para o grande público, na minissérie “Maysa- Quando Fala o Coração” (2009). Sua desenvoltura em cena, presença marcante, foram responsáveis pelo sucesso da minissérie. Seu talento é inegável, prova disso, é que a atriz sempre diversifica seus personagens, apresentando novidades na composição, que difere uma das outras. Larisa, atualmente, integra  o elenco do fenômeno de audiência na Rede Record, a novela “Os Dez Mandamentos”. Sua personagem Miriã é um dos destaques da trama. Vamos conferir a entrevista?

Larissa Maciel. Talento e disciplina. Foto: Reprodução/Assessoria

Larissa Maciel. Talento e disciplina.
Foto: Reprodução/Assessoria

Cjmartim: Em Porto Alegre, como funciona as artes cênicas no local? Existem possibilidades para atores que não desejam necessariamente fazer carreira no eixo Rio-São Paulo?

Larissa Maciel: Estou morando no Rio desde 2008, então não sei como as coisas estão em Porto Alegre atualmente. Enquanto morei lá vivi do meu trabalho como atriz. Existe uma tradição teatral forte na cidade, mas são poucos os atores que conseguem viver apenas do dinheiro que vem do palco. No meu caso, além do teatro fazia comerciais de televisão, dava aulas de interpretação, apresentava eventos, e era Mestre de Cerimônias. Então pra quem tem iniciativa, é possível fazer uma carreira lá sim.

Cjmartim: Como funciona seu processo de memorização? Que regras e teorias aprendeu para decorar inúmeras falas? Já utilizou “caco” alguma vez?

Larissa Maciel: Eu não tenho dificuldade para memorizar texto. Primeiro estudo a cena, e depois parto para a memorização das palavras que o autor escolheu pra dar corpo às suas ideias. Geralmente memorizo de um dia para o outro. Durmo com o texto na cabeça. No dia seguinte ainda releio algumas vezes. Na televisão é mais difícil de usar caco, a maioria dos autores preza que seu texto seja dito tal qual foi escrito. Acontece de trocar uma palavra por outra de mesmo significado, mas sem o fazer intencionalmente. No teatro, as vezes, recorri ao caco pra contornar uma situação imprevista.

10-mandamentos-larissa-maciel_0

Larissa Maciel no grande sucesso atual Os Dez Mandamentos. Foto: Reprodução

Cjmartim: Como surgiu o convite para interpretar a Miriã em Os Dez Mandamentos?

Larissa Maciel: Já tinha trabalhado com a Vivian de Oliveira, autora da novela, com o Avancini, diretor da trama, e sua equipe em José do Egito. Depois engravidei. Quando estava pronta pra voltar ao trabalho, fiz teste para Os Dez Mandamentos.

Cjmartim: Os Dez Mandamentos é uma trama inovadora porque fala de religião, mas não tem pretensão de evangelizar ninguém, alias muitos que assistem não são evangélicos. Quais outros diferenciais da trama no seu ponto de vista?

Larissa Maciel: Exatamente! As histórias que estão na Bíblia são muito boas, rendem boas minisséries e boas novelas. A novela tem muita qualidade artística e técnica. Acredito que tem uma pureza de caráter dos personagens também encanta.

Larissa Maciel em Maysa. Foto: Reprodução

Larissa Maciel em Maysa.
Foto: Reprodução

Cjmartim: A minissérie Maysa já foi reprisada no Canal Viva, já passou como filme na Globo. Que legado representa essa cantora para essa nova geração de artistas e se tem o costume de ouvir suas músicas.

Larissa Maciel: Foi um resgate sensacional da obra da Maysa quando a minissérie foi ao ar. Toda uma nova geração  tomou conhecimento da sua obra e se encantou, se identificou. As dores que Maysa cantava continuam muito atuais. A personalidade forte retratada na minissérie seduziu as pessoas. É tão importante termos memória! Com certeza a obra dela pode servir de inspiração para novos artistas. Desde que acabaram as gravações eu  fui deixando de ouvir aos poucos. Como uma despedida suave…Cada canção dela foi estudada até a exaustão por mim. E ouvi-las me remete a muita coisa. Até hoje é intenso pra mim. Então deixo elas guardadas no coração.

Cjmartim: O que representou na sua carreira o filme “Vazio Coração” e quais novos projetos profissionais para o fim da novela?

Larissa Maciel: Fiz o filme por que por causa de um outro trabalho, conheci o Murilo Rosa. Ele estava às voltas com esse filme, e nós trocamos várias ideias sobre a história, sobre o roteiro. Então ele sugeriu meu nome para fazer a personagem que era casada com ele na trama.  O papel era pequeno, mas aceitei com carinho. No fim, por opção da edição do filme, algumas cenas que envolviam minha personagem foram cortadas. Então, acabou que não se tornou um trabalho muito representativo pra minha carreira.

Com o fim da novela, pretendo descansar um tempo, e depois pensar em novos projetos. Tenho lido algumas peças, e tem alguns projetos que estou em processo de captação de recursos.

Cjmartim:  Quais riscos o ator sofre se efetuar um mergulho profundo para encontrar a alma do personagem? Existe a possibilidade de ficção se misturar com realidade e ocorrer uma descaracterização da personalidade do ator?

Larissa Maciel: Penso que o ator  corre riscos se não efetuar esse mergulho profundo. Corre o sério risco de um trabalho raso que não tocará ninguém. Não vejo outra forma de criar um personagem. Ou o ator se joga, se desconstrói, se apaixona pela pessoa que vai viver, ou seria melhor fazer outra coisa. Quando se tem técnica, é plenamente possível dar esse mergulho sem se perder. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s