“O estado da Bahia tem um grande potencial para navegação”

Francesco Caputo é diretor comercial da empresa Azimut Yachts (voltada para o setor náutico mundial), que faz parte do grupo italiano “Azimut-Benetti”, com mais de quarenta e cinco anos de história. Nesta entrevista, o diretor comercial esclarece como a empresa vem enfrentando a crise financeira do país, o investimento na região do Nordeste, além de algumas novidades da Azimut.

O mar costuma respeitar quem o procura para aliviar a mente e o corpo. Os motoryachts de luxo, com suas belas construções e concepções, se tornam um irrecusável convite. Que as águas salgadas mandem boas vibrações ao Francesco e que continue desempenhando seu papel na Azimut como se cuida de um filho.

IMG_9274

Francesco Caputo. Foto: Acioni Cassaniga/ Divulgação.

 

Cj Martim :Conte como começou sua carreira profissional e se existe muitas dores e delícias no caminho para conseguir estabelecer um nome de credibilidade no mercado.

Francesco CaputoComecei minha carreira na Azimut da Itália há cerca de 10 anos. Atuei em diversos setores ligados ao produto para que pudesse ter hoje absoluto conhecimento sobre o tema e defender as cores da Azimut em vários países antes de ser nomeado diretor comercial para a América do Sul.

Cj Martim: A crise financeira que assola o Brasil e outros países, direta ou indiretamente provoca danos nos negócios irreversíveis?

Francesco CaputoDe fato, o país atravessa um momento muito delicado no cenário econômico. Quanto a danos irreversíveis depende muito da empresa, da solidez, do planejamento e da análise de seus profissionais para acompanhar as direções do mercado. Além é claro, da qualidade do produto ou do serviço e seus diferenciais que oferece ao seu cliente. A Azimut Yachts é uma marca do Grupo italiano Azimut-Benetti com mais de 45 anos de história e excelência no setor náutico mundial.

Nosso sucesso ano a ano, mesmo em momentos de crise, se deve ao fato de uma visão analítica pautada crescimento e foco constante na satisfação do cliente através de ações dirigidas conforme o cenário percebido. Dessa forma, continuaremos fazendo valer nossos diferenciais de qualidade e valor frente a um mercado cada vez mais competitivo, maduro e de alta exigência.

Cj Martim : O “Aperitivo Azimut”, evento realizado no Restaurante Lafayette, em Salvador, foi muito produtivo?

Francesco Caputo: Com certeza foi bastante produtivo. Certamente serão realizados outros encontros como este em breve. Trata-se de um momento importante para nós da Azimut Yachts e nosso revendedor de reunirmos clientes, imprensa e interessados em náutica para trocarmos ideias, experiências, apresentarmos nossas novidades e falarmos sobre um setor de grande potencial no Brasil.

Cj Martim: Qual o critério em escolher Angra dos Reis (Rio de Janeiro), Santos (São Paulo) e Itajaí ( Santa Catarina), para esse curso, promovido pela Azimut, para marinheiros e proprietários de barcos?

Francesco Caputo: Incluo também a Bahia que deve sediar o primeiro curso para tripulantes no segundo semestre deste ano. Todos esses pontos são estratégicos no mercado náutico por concentrarem boa infraestrutura de marinas e, consequentemente, facilidade de acesso por parte dos tripulantes.

Cj Martim: Qual o diferencial da Azimut aqui no Brasil, em relação aos outros países?

Francesco CaputoA Azimut Yachts é uma marca mundial que se diferencia certamente pela qualidade, design, tecnologia, desempenho e alto luxo em todos os detalhes nas suas embarcações. É filial do Grupo Azimut-Benetti, com matriz na Itália e reconhecido este ano pela 16ª vez como maior produtor de iates de luxo do mundo, conforme publicado no Global Order Book 2016 (Show Boats International).  A fábrica no Brasil iniciou as suas atividades em 2010 e hoje já contamos com uma área de mais de 16 mil m2 produzindo 6 diferentes modelos, de 42 a 83 pés. O Grupo Azimut-Benetti tem mais de 45 anos de história e pela sua expertise no ramo náutico lança tendências mundiais.

Na Itália, são cinco fábricas em quase 450 mil metros quadrados de planta com o que há de mais moderno em tecnologia de desenvolvimento e produção. Fabricamos hoje as marcas líderes em seus segmentos, Azimut Yachts e Benetti, que são comercializadas em 68 países por 5 unidades internacionais e mais 138 pontos de representação. A maior rede mundial de comercialização e distribuição de iates.

Cj Martim: Conte um pouco da parceria da Azimut com a Marina Yachts

Francesco Caputo:  A negociação iniciou o ano passado e oficializamos a parceria no início deste ano. A Marina Yachts trata-se de uma empresa sólida, que faz parte do renomado Grupo Cidade, e que também engloba a Bahia Marina, que desde sua inauguração se tornou um dos principais cartões postais de Salvador e centro náutico, de lazer e gastronômico de alto padrão da capital. Isso graças à visão empreendedora de seus dirigentes Reynaldo Loureiro e Leilane Loureiro.

A região Nordeste e, em específico, o estado da Bahia, tem um grande potencial para navegação e um clima apropriado durante os 12 meses do ano. A Bahia Marina é, sem dúvidas, a principal estrutura náutica do estado e é referência nacional pelas impecáveis instalações e capacidade de 600 vagas secas e molhadas, sem falar do suporte de seus profissionais devidamente treinados, que atendem perfeitamente as embarcações Azimut, entre 42 a 83 pés. O know-how do Grupo Cidade e da Bahia Marina e a solidez no mercado demonstram que a revendedora Marina Yachts tem plenas condições de atender os clientes da marca e suas tripulações, que prezam por qualidade superior.

Cj Martim: Quais  novidades Azimut?

Francesco CaputoA Azimut Yachts lança novidades constantes aos seus clientes e ao mercado como um todo. O ano passado tivemos 2 lançamentos, os modelos Azimut 50 e Azimut 83, este último, iate de mais de 25 metros – o maior fabricado pelo estaleiro nacional. Além disso lançamos a parceria com grifes da alta moda italiana: Missoni, Armani e Loro Piana que já podem assinar a decoração de interiores de iates, opcionais aos nossos clientes. Inclusive, no São Paulo Boat Show do ano passado, lançamos o primeiro barco by Missoni que é um grande sucesso. Este ano lançaremos, em breve, iate assinado pela Armani e também um novo modelo de iate: a Azimut 56 que entrará no mercado com design imponente, diferenciado dos modelos desta dimensão e alta tecnologia.

Além disso, iniciamos também o processo de expansão de vendas para países latino americanos com iates já comercializados no Paraguai, Uruguai e Colômbia, e também aos Estados Unidos. Pretendemos reforçar ainda mais esse processo de expansão internacional este e nos próximos anos. Também já está em processo de produção um novo modelo de iate fabricado no Brasil: a Azimut Verve, um iate que se caracteriza pela esportividade, pelas suas linhas agressivas e destinado a pessoas que curtem velocidade. São 3 motores fora de borda Mercury de 350 HP cada que atingem velocidade máxima de 48 nós.

No Brasil, além de ações de fortalecimento de marca no Sul e Sudeste estamos fortalecendo presença no Nordeste, especialmente na Bahia, com a oficialização de novo revendedor.

Expansão da rede de pós vendas, garantindo assistência e suporte aos clientes em todo o Brasil e exterior; implantação de cursos de formação às tripulações são mais novidades que iniciaram o ano passado e que seguem com grande força este ano.

Cj Martim: Consegue ter vida social, com uma rotina tão extensa?

Francesco CaputoA vida social de um executivo de náutica é intercalada entre as diversas atividades do setor.

Cj Martim: O que a Bahia tem que não viu em outro lugar do mundo?

Francesco CaputoAlém das belezas naturais, do grande potencial náutico e atrativos artísticos-culturais do Estado, a hospitalidade, a simpatia e o carisma do público da Bahia são grandes destaques.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s