Ricardo Barbato: “O trabalho de influenciador digital muitas vezes é corrosivo”

Ricardo Barbato é um verdadeiro profissional da web, um formador de opinião virtual (digital influencer / influenciador digital). Parece um trabalho simples, mas exige percepção de espaço, um olhar aguçado das novas tendências e de perfis de público.

Ao Cj Martim, ele explica o termo “Lifestyle”, estilo de vida que vem gerando muitos adeptos, além de novos projetos profissionais.

Conexão com o ambiente, conexão com as pessoas e conexão interna.Elementos responsáveis pelo homem que se tornou Ricardo Barbato. Nem todos têm isso, mas parece que ele já encontrou um sentindo de ser nesse mundo.

image1
Ricardo Barbato. Foto/Divulgação (Studio.Moov)

 

Cj Martim: Exercícios físicos para você é uma válvula de escape para o caos externo ou já se convenceu que é uma obrigação que a matéria (corpo) exige?

Ricardo BarbatoLonge de ser uma obrigação. Para mim é terapia, momento de conexão entre mente, corpo e espírito. Momento de cuidar de você mesmo e mais ninguém, meio egoísta, mas real.

Cj Martim: Explica para o público leigo o famoso termo “Lifestyle”. Esse estilo de vida em nenhum momento entra em conflito com a sociedade que vivemos? E , talvez, não esteja incentivando indiretamente uma busca pela facilidade plena, que sabemos que não é 100% possível?

Ricardo Barbato: Lifestyle ao pé da letra significa qualidade de vida, ou seja, mais do que se identificar com uma coisa específica ou outra, mas sim com um estilo de vida e suas distintas peculiaridades. Ele entra em conflito, pois muitos vendem o impossível. Uma vida superficial onde é mais  importante parecer que é do que efetivamente ser. Pessoas em busca da perfeição é totalmente desconectadas. Quanto a facilidade, se alguém ainda acha que trabalhar como influenciador digital é moleza. Fica meu convite para esse mundo peculiar que parece fácil e manso, mas na verdade é árduo e muitas vezes corrosivo. 

Cj MartimQual a maior imbecilidade que leu em relação à saúde do corpo?

Ricardo BarbatoSão tantas que é difícil lembrar. Informação tá muito fácil e a disseminação desta mais ainda, o que resulta numa saturação de informação, onde muitas delas podem ser falsas ou sem ter o embasamento teórico necessário. 

Cj MartimFelicidade é igual a suor? Bom, mas nem sempre necessário?

Ricardo BarbatoAcredito que podem ter coisas em comum, sim. Lutamos pela nossa felicidade, e essa luta às vezes pode te deixar molhado de suor. Acredito que tudo que fazemos com amor, temos vontade de verdade e persistência, acaba acontecendo mais cedo ou mais tarde e nos traz felicidade. 

Cj Martim: Quais projetos profissionais pretende colocar em prática ainda esse ano?

Ricardo BarbatoSão tantos ! Canal do YouTube, site, participarei de um programa bem legal (não posso falar ainda sobre o mesmo), eventos fitness que busquem a inclusão e a disseminação do estilo de vida que acredito ser benéfico. Quero montar algo na área gastronômica e quero potencializar as viagens internacionais e os healthy retreats.

Cj MartimSeu amadurecimento pessoal aconteceu de forma natural ou a vida sempre educa com ‘porrada’?

Ricardo BarbatoAcredito que a vida é um mix. Um pouco dos dois, mas sou muito grato pela minha trajetória. Acredito que sem a mesma, minha vida seria meio monótona,  além de acreditar plenamente que minha postura atual só seria possível através das minhas peripécias. 

Deixe uma resposta