Edilaine Ziaugra: ‘Consultoria de Imagem não é montagem de looks’

Empresária, responsável por uma empresa de Consultoria de Imagem Pessoal e Corporativa, Edilaine Ziaugra, nossa entrevistada de hoje, desmistifica, como diz nas aspas do título, conceitos equivocados da sua área de profissão. É um tesouro de informações, um quebra-cabeça fora do comum.

IMG_2423

Edilaine Ziaugra. Foto/ Reprodução.

CJMartim : O comportamento e linguagem das pessoas variam muito influenciadas por cultura e educação.Como melhorar a identidade sem perder a essência?

Edilaine: A forma adequada de melhorar Imagem e Comportamento se dá através do desejo de aprimoramento e da busca pelo aproveitamento efetivo de oportunidades de crescimento profissional e pessoal. A Consultoria de Imagem estimula o autoconhecimento e elabora um diagnóstico de atuação, com intuito de que seja despedida a energia necessária em uma transformação ou adequação. Considerar valores, crenças, estilo de vida e essência de cada um de nossos clientes é fundamental para realização de bom trabalho e para atingir os objetivos propostos.

CJMartim: Imagem e comportamento estão sendo bem utilizados no ambiente corporativo? E nas redes sociais? Existe uma preocupação?

Edilaine: A crescente participação de novas gerações em ambientes corporativos e as significativas transformações de estilo de vida, onde todos permanecem conectados por 24 horas e divulgam em tempo real o que vivem e o que pensam, estimula ainda muito poucas empresas a se preocuparem com questões de Imagem e Comportamento. Segundo pesquisa divulgada pelo escritório de advocacia Proskauer, apenas 38% das grandes empresas no mundo treinam seus colaboradores para uso adequado de mídias sociais. Acreditamos que existe ainda uma grande deficiência na orientação e instrução adequada, já que a mesma pesquisa divulgou que 70% dessas empresas já tomaram medidas disciplinares contra colaboradores por utilização incorreta de mídias sócias e onde 80% dessas punições foram por uso indevido de informações confidenciais. Um grande risco que poderia e deveria ser evitado através de informação adequada.

CJMartim: Consultoria de imagem é muito associada à moda e item muito associado por pessoas com poder aquisitivo alto. Desconstrua essa imagem errônea para as pessoas leigas e que tem parcela de culpa por essa confusão.

Edilaine: Talvez, intuitivamente, a Consultoria de Imagem é muito relacionada à moda, etiqueta, montagem de “looks” e mercado de luxo, no entanto, outros assuntos como comunicação e comportamento são amplamente explorados em nossas atividades. Imagem também está diretamente relacionada com questões de diplomacia, respeito, ética e bom senso. Moda como um todo é somente um dos instrumentos utilizados na profissão para compor uma imagem adequada ao ambiente de trabalho ou na vida social de quem busca por nossos serviços. Alguns resultados de pesquisa realizada pela AICI (Associação Internacional de Consultores de Imagem) conclui que 42%, de cerca de 300 pessoas entrevistadas, conhecem muito pouco sobre esta profissão e seus reais propósitos. Esses dados nos estimulam a divulgar a profissão de forma mais incisiva e clara,já que, ética, respeito e bom senso podem e devem ser praticados por todos, sem distinção de classe social, raça ou gênero.

CJMartim: Sua empresa tem sofrido com a crise econômica que insiste em não amenizar no país?

Edilaine: Como em todos os segmentos do país, a crise também exerce influência em nossa demanda, no entanto, são nesses momentos que muitas pessoas enxergam oportunidades de empreender, transitar de carreira, se transformar ou até mesmo se aprimorar com intenção de se tornar um profissional mais competitivo. Seguimos com crise ou sem crise,apresentando resultados extremamente positivos que envolvem recolocações, promoções, reposicionamento da imagem de marcas, aumento da credibilidade de pessoas e empresas, aumento de autoestima e segurança pessoal e profissional de nossos clientes.

CJMartim: Quais projetos para 2018?

Edilaine: Vamos entrar 2018 dando continuidade na capacitação de cerca de mais de 40 hospitais através do Programa Hábitos Saudáveis, junto do Grupo de Controle e Combate a Obesidade, no módulo de Imagem e Comportamento. Vamos também atuar mais fortemente com estudantes que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho e continuar buscando de forma inovadora aumentar nossa base de clientes em busca do cumprimento de nossa missão no mercado de Imagem e Comportamento.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s