Natanael Bonotto: ‘As pessoas precisam entender que um profissional de saúde também possui uma vida pessoal que, sim, pode ser divulgada nas redes sociais’

Natanael Bonotto. Foto\\ ‘Redes Sociais’ (reprodução).

[entrevista exclusiva]

Natanael Bonotto não é ator da Globo, algo comum aqui no blog, mas um cirurgião-dentista em ascensão. É necessário também conceder espaço para alguém que cuida de algo tão precioso e responsável por sorrisos lindos e com saúde. Natanael aponta para uma realidade: a harmonização orofacial veio para ficar e ele explica todos os detalhes do procedimento, além de comentar o descaso de alguns indivíduos que continuam não cuidando dos dentes, pois com a pandemia a situação ficou pior!

cjmartim: Vamos falar francamente? Uma boa parcela da população potencializou o descaso com os dentes durante esta quarentena. Quais consequências desse comportamento o preocupa?

Natanael: De forma geral, o que preocupa são os casos de bruxismo de origem emocional, em especial pela ansiedade e estresse generalizados que esse momento tem causado em todos. O bruxismo causa problemas na ATM (articulação temporomandibular), músculo responsável pelo movimento do maxilar, o que pode levar a fortes dores de cabeça e desgaste dos dentes.

Em relação aos meus pacientes, me preocupa a interrupção dos procedimentos, mas, felizmente, não são casos graves. Para esses casos, o tratamento não foi interrompido.

cjmartim: A cidade de São Paulo acolhe melhor cirurgião dentista? Atende suas ambições profissionais no momento?

Natanael: São Paulo me acolheu de braços abertos. É uma cidade que possui muita demanda na minha área, além de ter muitos colegas de profissão também. Acredito que há oportunidade para todos aqui. Considero como a cidade das oportunidades e, por isso, atende minhas ambições. Ainda por cima eu amo São Paulo, então fica bem melhor.

Natanael Bonotto. Foto\\ ‘Redes Sociais’ (reprodução)

cjmartim: A tão falada harmonização orofacial é realmente o equilíbrio da estética do rosto e do sorriso do paciente?

Natanael: Eu diria que um complementa o outro. Há procedimentos como, por exemplo, a correção do sorriso gengival feito pela toxina botulínica e/ou preenchimento labial ajudam a ter uma melhor harmonização facial.

cjmartim: A toxina botulínica para alguns profissionais é essencial, outros alegam que não é a única alternativa. O que pensa do assunto?

Natanael: Considero ela muito importante por suprir além dos fins estéticos e odontológicos.

cjmartim: Em suas redes sociais, você mostra sua rotina na profissão, como um pouco da sua vida pessoal. Não lhe preocupa que essa exposição mais casual desperte desconfiança de clientes mais conservadores?

Natanael: Acredito que não exista desconfiança. As pessoas precisam separar as coisas e entender que um profissional também possui uma vida pessoal. Por agir de forma autêntica e descontraída nas minhas redes sociais, acabo me aproximando mais dos meus pacientes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s